Exploração da história “As mãos não são para bater”
Com a dinamização desta atividade, o grupo da sala 4 Anos A (Ed. Antonieta) teve a oportunidade de assistir à apresentação/projeção (quadro interativo) da história “As mãos não são para bater”, de Martini Agassi, Porto Editora (Programa Nacional de Leitura).
A história, que orienta as crianças para o entendimento de que as mãos podem ser utilizadas de várias formas, sem fazer mal aos outros, foi uma das estratégias adotadas para dar a conhecer ao grupo que as mãos fazem parte de nós e são maravilhosas…
Deste modo, após a apresentação da mesma, as crianças foram motivadas a exprimirem o que de melhor têm as nossas mãos, entre elas, jogo lengalengas; pentear; cumprimentar; despedir; tomar banho; comer; fazer «festinhas»/ «dar miminhos»; fazer ginástica. A equipa da sala também deixou o seu contributo, sabendo que não há melhor que o exemplo dos adultos: abraçar; cuidar da ferida; pegar ao colo; massajar a cabeça/ tranquilizar… Sobretudo, porque as crianças detetam com todos os sentidos, para apre(e)nderem, e a imitação é uma das ferramentas.
Outra estratégia foi a elaboração do registo, sendo que todas as crianças carimbaram uma mão (estampagem) em papel de cenário e ao seu redor colaram-se alguns registos fotográficos das muitas ações que as crianças exprimiram.