QUEM SOMOS


Centro Social Paroquial da Igreja do Senhor da Vera Cruz do Candal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, na forma de fundação de solidariedade social, de ereção canónica, criada por iniciativa da Fábrica da Igreja do Senhor da Vera Cruz do Candal, com sede na Rua Eça de Queirós, 34, Freguesia de Santa Marinha e Concelho de Vila Nova de Gaia, com mais de 75 anos ao serviço dos cidadãos.

Os primeiros Estatutos foram aprovados em 19 de Fevereiro de 1998.


A partir desta data, o Centro integra o Colégio-Creche de Nossa Senhora da Bonança, que é titular do alvará n.º 111, de 24 de Maio de 1935 e reconhecido com carácter de Instituição de Beneficência por despacho ministerial de 24 de Maio de 1935.

A Fábrica da Igreja Paroquial do Senhor da Vera Cruz do Candal, proprietária das instalações onde funciona o Colégio-Creche, o Centro Paroquial e o Lar Padre Alves Correia, cedeu graciosamente ao Centro, conforme acordo entre as partes, as instalações para que este possa concretizar os seus objectivos. O mesmo acontecendo com a Fábrica da Igreja Paroquial da Madalena, para as instalações da Creche da Madalena, desde 1 de Setembro de 2009 e com o Município de Vila Nova de Gaia, para as instalações da Creche da Afurada, desde o dia 30 de Junho de 2012.



Respostas Sociais e Serviços Prestados

Para a realização dos seus objetivos, o Centro criou e propõe-se manter as seguintes atividades:



Creche



Pré-Escolar



1.º Ciclo do Ensino Básico




Estrutura Residencial para Idosos – Lar Padre Alves Correia



Centro de Dia



Serviço de Apoio Domiciliário



Missão

Trabalhamos para a promoção integral de crianças e idosos respondendo às suas necessidades e expectativas, contribuindo para o integral desenvolvimento humano, social, cultural, espiritual e religioso dos que lhe estão confiados.

Nas respostas e serviços para a Infância:
promover um ensino de qualidade como garante do sucesso escolar e realização pessoal, formando bons alunos, responsáveis, respeitadores, fraternos, alegres e leais, conscientes da sua dignidade e da dignidade do outro através de uma educação centrada nos valores do Evangelho como caminho para a plenitude de cada aluno enquanto Ser Humano.

Nas respostas para a população idosa:
prestar apoio aos cidadãos na velhice e invalidez em ordem à sua promoção integral enquanto Seres Humanos e cidadãos, baseado na solidariedade e justiça garantindo a sua segurança e bem estar.


Visão

O Centro Social Paroquial quer continuar a ser uma Instituição de referência na qualidade da educação aos nossos alunos e na prestação de serviços de apoio social a todos os que nos são confiados, qualificando e diversificando as respostas sociais através de políticas e estratégias inovadoras, e de acordo com os valores enquanto pilares da Instituição, adequando sempre que possível estas respostas às necessidades do meio em que estamos integrados.


Valores

Centro Social Paroquial desenvolve o seu trabalho com sentido de responsabilidade e exigência assente na solidariedade e no amor, na igualdade, na lealdade e na proximidade baseado nos valores cristãos.




Estatutos

Os Estatutos do Centro Social Paroquial do Senhor da Vera Cruz do Candal foram aprovados no dia 8 de Março de 2004, pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto.

A alteração dos anteriores Estatutos foi aprovada em 8 de Março de 2004 pelo Bispo da Diocese do Porto e o respectivo registo foi lavrado pelo averbamento n.º 2 à inscrição n.º 32/98, a fls. 162 do Livro n.º 5 das Fundações de Solidariedade Social, considerando-se efectuado em 29 de Março de 2004, nos termos do n.º 2 do artigo 13.º do Regulamento aprovado pela Portaria n.º 778/83.

Declaração publicada no Diário da República – III Série – em 3 de Agosto de 2004.



Orgãos Sociais

Constituição dos Corpos Gerentes do Centro Social Paroquial do Senhor da Vera Cruz do Candal para o triénio 2017-2019, de acordo com a Nomeação Episcopal de 3 de janeiro de 2014.


Direcção

  • Presidente: Pe. António Manuel Barbosa Ferreira
  • Vice-presidente: Ana Isabel Castro Martins
  • Secretário: Maria do Pilar Batista Oliveira
  • Tesoureiro: Hélder Pacheco Pereira
  • Vogal: Rui Jorge Amaro Aguiar

Conselho Fiscal

  • Presidente: Luís Jordão Martins Santos Henriques
  • Vogal: Helena Cristina de Sousa Henriques Lourenço
  • Vogal: Cremilde de Jesus Matos Costa