Notícias do Mês de Abril

21 Maio, 2024

No mês de abril…
Terminada a época pascal realizamos a nossa habitual visita à igreja, para agradecermos mais um ano em que celebramos a caminhada junto a Cristo.
Este mês as crianças do Colégio, convidaram-nos para um convívio e posteriormente um almoço! Primeiramente confecionamos um maravilhoso brownie de chocolate e depois, enquanto esta delícia estava no forno, aproveitamos a manhã solarenga para cantar e dançar. Almoçamos juntos e terminamos a nossa refeição com a sobremesa que fizemos! Que dia tão bom que passamos!
Já se diz “Abril, águas mil!”, mas este mês temos tido dias tão quentes, que aproveitamos logo para fazer as nossas caminhadas, exercitarmos as nossas pernas e apanharmos a necessária vitamina D.
Neste mês que passou, fomos convidados pela Junta de Freguesia de Stª Marinha e S. Pedro da Afurada a participar no seu passeio anual de barco, pelas 7 pontes no rio Douro. Divertimo-nos imenso, cantamos, rimos e convivemos. Fomos muito felizes! Obrigada pelo convite!
Como é imprescindível mantermos atualizada a nossa cultura geral, realizamos uma visita ao Museu Nacional Soares dos Reis, onde aprendemos sobre cerâmicas e vimos, também, várias obras de arte, como pinturas de diversos artistas. Foi uma tarde muito enriquecedora!
Como não podia faltar, durante este mês tivemos, também, as várias estimulações: cognitivas, sensoriais e musicais. É muito importante exercitarmos sempre a nossa memória, uma vez que «A manutenção da cognição na pessoa idosa é fundamental para a prevenção do comprometimento cognitivo e a minimização da instalação do quadro demencial, da dependência e da incapacidade para o seu autocuidado, promovendo melhoria na qualidade de vida e possibilitando o envelhecimento ativo». Bento-Torres NVO, Macedo LDD, Soares FC, Oliveira TCG, Diniz CWP. Multisensory and cognitive stimulation in institutionalized and non-institutionalized elderly people: an exploratory study. Rev Pan-Amaz Saude. (2016)
O mês de abril foi encerrado em festa., uma vez que celebramos o 50º aniversário do 25 de abril, com um debate sobre a data, o que fizemos neste dia, o que nos recordamos do antes e pós 25 de abril, cantamos aquelas que foram as canções que marcaram a data, entre outros. Além disto, participamos numa marcha, promovida pelo grupo GISGAIA, mostrando ao povo português o nosso contributo para esta revolução, bem como a reivindicação dos nossos direitos! Não à opressão, não ao silêncio, sim à liberdade! Viva o 25 de Abril!!